quarta-feira, 25 de junho de 2014

Sandices padrão FIFA


A taça humana - obra da artista britânica Emma Allen
Na última sexta-feira, enquanto Rita levava Yasmin a passear na praça, entrei num barzinho próximo de casa e pedi uma cerveja de 300 ml. Não tenho por hábito parar em bares; quando desejo beber, compro uma ou duas cervejas e levo-as para casa, onde as faço acompanhar de algum tira-gosto preparado por Rita. Mas sempre há a exceção que confirma a regra.
A televisão de leed transmitia o jogo Honduras x Equador, de pouco interesse, mas sempre uma distração para olhos desocupados. Conversava com um vizinho sentado a uma mesa.
Nisto entra um senhor, provavelmente da vizinhança, que também passou a degustar uma cerveja, de pé, com os olhos presos na televisão. Após uma rápida aparição do logotipo da Copa, perguntou-me o senhor:
- Sabe o que significa isso… como chama…?
- O logotipo da Copa?
- É, o logotipo, sabe o que significa?
Olhei-o meio incrédulo, já que penso não haver dúvida sobre o significado de tal logotipo – três mãos sustentando ou agarrando uma bola de futebol ou o globo terrestre – inspirado na própria taça do certame mundial.
O homem inquiria-me com ligeiro sorriso e brilho nos olhos, como se fosse detentor de um segredo ou novidade muito interessante, e parecia antecipar o gozo ante a minha surpresa diante da revelação iminente.
- Esse logotipo significa o Chico Xavier com a mão espalmada no rosto, postura habitual quando psicografava as suas mensagens…
- !!!!!!!!
Fingi acreditar na sandice. Nada contra a fé espírita, muito menos contra a grande alma que foi Chico Xavier. Que Deus o tenha em sua glória!
O que me espanta é a crença absoluta e cega em lorotas, como se as tais fossem a expressão da mais pura verdade! E olhem que o homem tinha algum preparo, não era um simplório semi-analfabeto. Nem estava empenhado em qualquer tipo de campanha de convencimento, como aquele outro homem, conhecido de todos, que durante a convenção do PT para oficializar, no último sábado, a candidatura da presidente Dilma à reeleição, declarou, referindo-se à seleção inglesa: “É a primeira vez que uma equipe de futebol perde por excesso de qualidade dos nossos estádios. A Inglaterra não estava acostumada a jogar em um campo da qualidade dos que temos aqui.”.
Ora, meu caríssimo Lula! V. Senhoria já foi melhor nessas tiradas futebolísticas! Faça-me o favor!
E o pior é que tem gente que acredita. Isso me espanta e me amedronta.

4 comentários:

  1. Caro Amigo! Saí do estágio do medo! Agora estou apavorado. Começo a acreditar que o louco sou eu.

    ResponderExcluir
  2. Jezuisssssss! por isso que estou sempre me obrigando a checar tudo que ouço e leio. Tá difícil!
    Abraço, garoto

    ResponderExcluir
  3. Tio, fico encantadas com seus textos. Infelizmente, o que relata é a pura verdade. =/

    ResponderExcluir
  4. E são tantas as sandices meu amigo, que já não sabemos o que é a loucura.
    Melhor mesmo é sorver a cerveja com bom tira gosto e se deixar levar num cochilo.
    Boa observação para um bom cronista.
    Meu abraço

    ResponderExcluir