quarta-feira, 19 de junho de 2013

Mea culpa



No post anterior teci breves comentários  sobre as manifestações de rua em várias capitais contra o aumento de tarifas dos ônibus. Fiz um recorte pessoal e apressado das primeiras manifestações de acordo com a minha experiência passada de observador da cena política. E disse: Eu já vi esse filme.
Engano meu. Este filme é inédito.
Pude observar isto nas últimas manifestações do dia 18/06 (terça-feira).
Contra a minha crença, o movimento é apartidário, embora alguns partidos tentem pegar carona. É essencialmente constituído por jovens, que finalmente levantam suas vozes e se fazem ouvir. Aleluia! Eles são o futuro do país!
O aumento da tarifa dos ônibus foi o estopim, a senha, o destampe da panela de pressão onde ferviam e acumulavam pressão os descontentamentos do povo, mormente o de classe média, e que agora explodem, atingindo governantes, políticos e partidos.
Temo, porém, no desenrolar desse movimento pacífico, a atuação de grupos radicais e arruaceiros que podem provocar as forças de repressão. E nesse caso não tenho dúvidas de quem vai levar a pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário