terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Uma corrupção mixuruca


Rolou no face um post, visualmente muito bem elaborado, apresentando uma lista de escândalos de corrupção. Encabeçando a lista, o caso do mensalão, ladeado pela cifra de cinquenta milhões, seguido de outros igualmente valorados com cifras em crescendo, até fechar com uma tal de privataria, avaliado em cinco bilhões.
Está claro que essa privataria refere-se às privatizações ocorridas no governo FHC. Não sei, porém, onde está o escândalo nem de onde surgiu a cifra de cinco bilhões. O autor nada esclarece.
Está claro também que se trata de uma peça de propaganda (de quem?) com o intuito de minimizar o malfeito da companheirada julgada e condenada pelo STF. "Tadinhos, foi uma corrupçãozinha mixa, de cinquenta milhões".
Cinquenta milhões porque foi denunciada, se não, estaria esvaindo cifras pelo ralo até hoje. E neste caso pouco importa o valor, o que mais importa é a natureza da ação, a sua essência; importam os objetivos dos companheiros envolvidos. Importa, e muito, o resultado que se pretendia com essa corrupçãozinha mixuruca: subjugar um dos poderes da República, o Congresso, para que a companheirada aprovasse tudo o que fosse necessário para a execução do seu projeto político. Foi um ataque à independência dos poderes, um ataque à República, em suma, um ataque à democracia. Perpetrado pelos mesmos que lá atrás, na década de 1960, pegaram em armas para defendê-la!
Neste sentido, foi o mais grave caso de corrupção jamais visto neste país!
E o presidente não sabia de nada!
Eu, o elefante sutil, disse.

Editado em 04/04/2013

 
O post que menciono no texto acima tinha cifras menores. Este, mais recente,
está bastante inflacionado: a privataria (?) passou de 5 para 100 bilhões! Há
inflação que explique o inchaço?Acreditam mesmo que o Brazilian Post
 publicou isto? Acordem, usuários do face! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário